Linha do Tempo

  • Mosaico Linha do Tempo

    5G

    2022 está trazendo a expansão do 5G da Claro, e nós pegamos carona nessa tecnologia para ajudar a construir um futuro altamente digitalizado para as empresas, com novas soluções baseadas em Internet das Coisas, AI, Machine Learning, aplicações em nuvem e muitas outras.

  • Star One D2

    O ano em que lançamos nosso maior satélite, com maior vida útil do que os antecessores e quatro vezes mais potência na banda C. O Star One D2 fornece ampla cobertura e qualidade para aplicações como TV, internet e dados.

  • Office@home

    Em meio ao desafio gerado pela pandemia do coronavírus, a Embratel oferece uma série de soluções de tecnologia e mobilidade, para que as empresas possam continuar funcionando remotamente com eficiência e segurança.

2010

  • Agile Development Center

    É lançado o Agile Development Center (ADC), serviço que desenvolve soluções tecnológicas para clientes em processo de transformação digital. Com o auxílio da metodologia ágil, criamos soluções para aumentar a eficiência e rapidez nos fluxos de trabalho.

  • Carros conectados

    Embratel torna-se líder em carros conectados no Brasil, trabalhando em projetos inovadores, em conjunto com as maiores montadoras.

  • O sonho olímpico moveu o Brasil e o mundo

    A Embratel assumiu o compromisso de tornar esse sonho realidade. O que garantiu que cerca de 5 bilhões de pessoas assistissem ao maior evento esportivo do mundo. Trabalhamos dia e noite para ajudar a criar a estrutura para que atletas, jornalistas e torcedores fizessem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 os melhores e mais conectados da história.

  • No espaço sideral

    Em julho, coloca em órbita o Satélite C4, que ocupará a posição orbital de 70 W, a mais importante para o mercado de Broadcasters no Brasil. Essa posição é considerada hot position por transmitir os sinais das maiores emissoras de televisão do país, e ainda possuir um parque de 22 a 25 milhões de antenas parabólicas apontadas.

  • Novos horizontes

    Incorpora em seu portfólio mobilidade, levando para seus clientes corporativos soluções convergentes de TI e Telecom com mobilidade.

  • Pelo fundo do mar

    Com 17.500 quilômetros, o novo cabo submarino sai da América do Norte, atravessa a América Central e chega ao Brasil em três pontos: Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. O cabo submarino de fibra ótica dobra a capacidade de transmissão de dados e voz, e aumenta a confiabilidade dos sistemas de conexão.

  • Sinal nas alturas

    Lançamento do Satélite Star One C3, com investimentos de US$260 milhões tem cobertura diferenciada, abrangência em todo território brasileiro, América do Sul, Região Andina (com destaque para Colômbia, Peru, Bolívia e Equador) e Flórida (EUA). Sua capacidade inclui até a região do Pré-Sal, disponibilizando, com isso, mais serviços para a indústria de petróleo.

  • Combo multi

    Em outubro, NET, Claro e Embratel lançam o Combo Multi, um plano de integração de serviços pioneiro no mercado brasileiro de telecomunicações.Este é o primeiro lançamento conjunto das três empresas.

  • Amazônia High Tech

    Embratel anuncia projeto inédito ao lançar 12 quilômetros de fibra ótica atravesando de margem a margem o rio Solimões, no Amazonas. O projeto expandiu a capacidade de atendimento na região de 2,5GB para 10GB.

2000

  • Projeto Rio 2016

    Anuncia o patrocínio oficial à candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

  • Expansão sulamericana

    É colocado em órbita o satélite Star One C2, segundo satélite da nova geração, denominada Série C. Junto com o Star One C1, faz parte da terceira geração de satélites Embratel Star One. Esses novos satélites asseguram a continuidade dos serviços de telefonia, televisão, rádio, transmissão de dados e internet no Brasil e ainda expandem esses serviços para os países da América Latina.

  • Potência dobrada

    Lança a terceira geração de satélites de comunicação da Embratel: Satélite Star One C1. O novo satélite substituiu o Brasilsat B2 e tem quase o dobro da potência do anterior, assegurando a cobertura de todo o Território Nacional e garantindo a ampliação e internacionalização da cobertura para as Américas do Sul e Central, além da Flórida (EUA).

  • De cara nova

    Surge o novo logotipo, mais moderno mas sempre com um toque nacional.

  • Pés no futuro

    Inaugura em maio o Centro de Referência Tecnológico, uma iniciativa pioneira na América Latina.

  • Hegemonia

    O satélite Brasilsat B4 foi lançado para atendimento a variadas aplicações via satélite, tais como distribuição de vídeo, backbone de telefonia fixa e celular e construção de redes corporativas. Nessa posição atende mais de 60 canais de TV digitais, distribuídos para as prestadoras de serviço de TV a cabo e DTH no Brasil. Atualmente, 90% das prestadoras de serviço de TV por assinatura no Brasil possuem antenas apontadas para o Brasilsat B4.

1990

Institucional Linha do Tempo

O começo de uma era

Este ano marcou a chegada da internet via Embratel. A Embratel interligou o núcleo de seu backbone internet com os principais centros de roteamento, como os do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

Institucional Linha do Tempo

TV á cabo no Brasil

Lança o satélite Brasilsat B3 para atender, em especial, empresas de TV por assinatura.

Institucional Linha do Tempo

Pensou internet, pensou Embratel

Amplia a rede de 4 para 22 centros de roteamento, nos mantendo à frente dos concorrentes.

Institucional Linha do Tempo

Internet chega no Brasil

Crescente digitalização das redes, novas redes de telefonia e a chegada da internet no Brasil.

Institucional Linha do Tempo

Cobertura sulamericana

É lançado o Brasilsat B2, para atender a expansão da telefonia fixa e móvel no Brasil.

Institucional Linha do Tempo

Expansão da cobertura

É lançado o satélite Brasilsat B1.

Institucional Linha do Tempo

Eixo Rio X São Paulo

Primeiro trecho da Rede Nacional de Fibras Ópticas, ligando Rio de Janeiro e São Paulo.

1980

  • Transmissão internacional

    TV com som estéreo digital toma impulso no Brasil. Desde Seul, a Embratel transmite, nas Olimpíadas, imagens e notícias. Os maiores eventos esportivos nacionais e internacionais são transmitidos "via Embratel".

  • Inovação via satélite

    A Embratel lança o satélite Brasilsat A2 para complementar o sistema de telecomunicações via satélite.

  • Revolução digital

    As comunicações domésticas tornam-se possíveis após a Embratel colocar em órbita o satélite Brasilsat A1, impulsionando a revolução digital.

  • Novas responsabilidades

    Ativa a Rede Nacional de Comunicação de Dados por Comutação de Pacotes (RENPAC), oferecendo ligações comutadas e admitindo ampla variedade de equipamentos, protocolos e velocidades.

  • Pionerismo brasileiro

    Lança no Brasil o primeiro serviço exclusivo de comunicação de dados da América do Sul, o Transdata, inicialmente interligando Rio-São Paulo-Brasília e com capacidade para 4.042 circuitos de baixa velocidade.

1970 - 1960

  • Nasce o DDI

    Inicia a Discagem Direta Internacional (DDI), ligando definitivamente o Brasil a vários países.

  • Fim da era preto e branco

    Realizamos a primeira transmissão de TV em cores no Brasil, a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

  • A Copa do Mundo

    Realiza a transmissão da Copa do Mundo. O Brasil conquistava o tricampeonato mundial de futebol, no México, com imagens ao vivo.

  • Marco da historia

    Realiza a primeira transmissão comercial de televisão via satélite: o lançamento da nave Apolo IX, em 3 de março. Logo depois, em 16 de julho, outro fato marcante: a imagem de um homem pisando na Lua.

  • Via satélite

    Em 22 de dezembro, instala a Estação Terrena de Comunicações por Satélite, localizada em Tanguá, no Rio de Janeiro.