Claro Brasil trabalha para criar a primeira rede comercial LTE-IoT com cobertura nacional no Brasil

Todas as notícias 17/10/2018

Conectividade Claro LTE Cat-M1 e NB-IoT já está disponível no evento Futurecom, sendo utilizada por diferentes soluções e parceiros

São Paulo, 15 de outubro de 2018 - Na Futurecom 2018, em São Paulo, Claro Brasil, detentora das marcas NET, Claro e Embratel, anuncia hoje sua intenção de criar um avanço nas soluções de desenvolvimento de IoT, trabalhando para entregar a primeira rede comercial celular "LTE-IoT Ready", que já conta com cerca de 60% de cobertura e perspectiva de expansão para 80% do território nacional até o final deste ano. O anúncio envolve a Claro, com as soluções móveis, e a Embratel, responsável pelos negócios de IoT do grupo.

As categorias LTE M1 e NB-IoT LTE trazem muitos aprimoramentos e otimizações para o LTE que ajudam a reduzir a complexidade do dispositivo IoT, suportam uma vida útil da bateria por vários anos e fornecem uma cobertura mais profunda que as gerações anteriores do LTE, para alcançar locais desafiadores, como áreas internas de edifícios e áreas rurais remotas. As novas tecnologias também podem usar a infraestrutura e o espectro LTE existentes, coexistindo com os atuais serviços de banda larga móvel, ao mesmo tempo em que fornecem uma solução superior em comparação com tecnologias proprietárias para redes de longa distância de baixa potência.

Em comparação com o LTE tradicional, o Cat-M1 e o NB-IoT são projetados para atender à conectividade celular de baixo custo para aplicações de IoT com reduzida taxa de dados, abordadas de forma mais eficiente por um modem de banda estreita, em uma ampla gama de novas oportunidades de negócios em IoT, incluindo smart energy e metering, segurança predial, infraestrutura, controle e automação industrial, ponto de venda no varejo, rastreamento de ativos, médicas, iluminação e telemática aftermarket.

A conectividade Claro LTE Cat-M1 e NB-IoT já está disponível no evento Futurecom, na São Paulo Expo, e está sendo demonstrada com participantes do ecossistema para diferentes soluções de IoT na feira.

A Qualcomm Technologies está trabalhando com OEMs que demonstram soluções para diferentes segmentos com base no modem Qualcomm® 9206 LTE, uma solução específica com recursos multimodo globais, suportando tanto o eMTC (Cat M1), quanto o NB-IoT (Cat NB-1), bem como 2G / E-GPRS, e projetada para permitir o desenvolvimento de dispositivos econômicos com baixo consumo de energia, com vida útil da bateria de vários anos e cobertura superior para a próxima geração de serviços IoT, em comparação com a conectividade tradicional LTE.

“A demanda por IoT está evoluindo rapidamente. Um desafio durante esse processo crescente para desenvolvedores e fabricantes é a preocupação de que a rede não esteja pronta. Com a Claro IoT, esse não é o caso ”, disse Eduardo Polidoro, diretor comercial de IOT da Embratel. De acordo com o executivo, as operadoras de telecomunicações em todo o mundo estão eliminando as redes 2G, deixando os fabricantes com escolhas difíceis de ficar com a tecnologia 2G que funcionou bem, mas pode não ser suportada no futuro próximo, ou mudar para tecnologias LTE, como NB-IoT ou eMTC (Cat-M1), ainda com cobertura de rede limitada em muitas regiões.

“Nosso trabalho com a Qualcomm Technologies e outros líderes de ecossistema foi concebido para permitir que os desenvolvedores criem e implantem com confiança soluções de IoT com boa relação custo-benefício e aproveitem as redes LTE cada vez mais maduras. Eles podem usar nossas atuais tecnologias de rede 2G / 3G / 4G / 4.5G e estar preparados para a primeira rede comercial LTE-IoT Cat-M1 e NB-IoT com cobertura nacional no Brasil a ser fornecida pela Claro Brasil até o final deste ano (2018). Claro e Qualcomm Technologies estão colaborando para ajudar nossos clientes a se prepararem para o futuro, à medida que implementamos as mais recentes tecnologias de celular em toda a nossa infraestrutura de rede ”, disse Andre Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro Brasil.

“Somos gratos pela oportunidade de trabalhar com a Claro e outros líderes do ecossistema no Brasil para estabelecer a rede adequada, dispositivos e ofertas de plataforma para promover a adoção da IoT neste país”, disse Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente para América Latina da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. "Nosso foco é desenvolver soluções de tecnologia que o ecossistema de IoT exige para crescer, ajudando as operadoras, fabricantes e provedores de soluções a se conectarem e gerenciarem grandes quantidades de dispositivos de maneira eficiente, segura e escalável."
Qualcomm é uma marca comercial da Qualcomm Incorporated, registrada nos Estados Unidos e em outros países.

O modem Qualcomm 9206 é um produto da Qualcomm Technologies, Inc. e / ou suas subsidiárias.

A Embratel é uma das mais inovadoras e respeitadas empresas do Brasil. Destaca-se pelo fornecimento de soluções de TI e ofertas digitais para companhias de todos os tamanhos, segmentos e regiões do País. É líder em Telecomunicações e atua como integradora de soluções de TI, Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet  das Coisas, Satélite, transmissão de dados, vídeo, Internet, Telepresença, telefonia celular corporativa, telefonia fixa, longa distância nacional e internacional. Com ampla experiência no fornecimento de soluções tecnológicas para grandes eventos, é reconhecida pela entrega de infraestrutura de altíssimo nível com tecnologia totalmente integrada à maior e melhor rede de telecomunicações da América Latina, garantindo maior eficiência no fornecimento de suas soluções. A Embratel faz parte da Claro Brasil e mais informações estão disponíveis no site embratel.com.br.

Sobre a Qualcomm

A Qualcomm inventa tecnologias inovadoras que transformam a maneira como o mundo utiliza computação, como ele se conecta e se comunica. Quando conectamos o telefone à Internet, nasceu a revolução móvel. Hoje, nossas invenções são a base para produtos, experiências e indústrias que mudam vidas. À medida em que lideramos o mundo até o 5G, vislumbramos uma próxima grande mudança na tecnologia móvel, estimulando uma nova era de dispositivos inteligentes conectados e possibilitando novas oportunidades em carros conectados, prestação remota de serviços de saúde e IoT – incluindo cidades inteligentes, casas conectadas e wearables. A Qualcomm Incorporated inclui nossos negócios de licenciamento, QTL e a grande maioria de nosso portfólio de patentes. A Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da Qualcomm Incorporated, que opera, juntamente com suas subsidiárias, todas as nossas funções de engenharia, pesquisa e desenvolvimento e todos os nossos negócios de produtos e serviços, incluindo semicondutores da QCT. Para mais informações, visite nosso site e páginas no blog, Twitter e Facebook.