A Embratel
Press Releases
Últimos releases
Busca de Releases
Comunicados
Últimos releases
Release

19/03/2008
Embratel amplia oferta de serviços para pequenas e médias empresas com rede Wimax

Projeto permite universalização da banda larga

A Embratel desenvolveu um projeto para levar para pequenas e médias empresas (PMEs) uma oferta competitiva e diferenciada de serviços de telecomunicações.

De olho em um segmento de empresas constituído por cerca de 5 milhões de usuários em potencial em todo o território nacional, a Embratel está em processo de implementação de uma ampla rede WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) em 61 cidades.

A primeira fase estará totalmente concluída até o final deste mes mês (março) e deverá atender 12 cidades (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis e São Paulo).

A Embratel criou uma oferta que, além de garantir um atendimento diferenciado a seus usuários, ampliará a capilaridade de sua atual rede e complementará o serviço Embratel PME, pacote que inclui telefonia local, DDD, DDI e Internet banda larga.
"Esse projeto é resultado de um trabalho especial que envolve a utilização das radiofreqüências da faixa de 3,5 GHz. O uso dessa faixa para a ampliação no fornecimento de acessos em banda larga sempre foi um dos grandes focos da solução", afirma José Formoso, presidente da Embratel.

A versão da tecnologia WiMax implementada na rede Embratel permitirá uma significativa eficiência em aplicações de dados. Combinada com a utilização de CPE's indoor que dispensam cabeamento na instalação, a solução proporcionará uma oferta única com qualidade a preços competitivos para esse segmento.

Essa eficiência permitirá que, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro onde existem áreas de grandes dimensões com alta concentração de prédios, a Embratel atue com uma banda de 35 MHz e com uma cobertura de 90% das empresas de pequeno e médio porte.

"Pequenas e médias empresas brasileiras agora têm a opção de escolha do fornecedor de telecomunicações para serviços de STFC local e banda larga.", comenta Formoso.

A iniciativa pioneira da Embratel na implantação de uma rede WiMax de grande porte e de presença nacional vem, mais uma vez, confirmar seu papel de liderança tecnológica no setor de telecomunicações e na busca de ferramentas importantes para a difusão da banda larga, promovendo a inclusão digital e social no Brasil.

A tecnologia WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é uma tecnologia de internet banda larga sem fio que, de acordo com as necessidades de cada aplicação, pode suportar acessos fixos e móveis. A tecnologia consiste num sistema convergente que permitirá que provedores de serviços (operadoras fixas, móveis, alternativas/novos entrantes, de TV por assinatura) atendam usuários com diversos tipos de serviços com uma infra-estrutura de rede única. Oferece, portanto, um caminho de evolução tecnológica para a banda larga pessoal.

A tecnologia WiMAX representa, ainda, o surgimento de novas oportunidades, como o complemento do atendimento básico de banda larga em áreas não atendidas por DSL ou fibra óptica devido a limitações técnicas ou inviabilidade econômica.

Freqüência de 3,5 GHZ

A Embratel adquiriu da Anatel as freqüências de 3,5 GHz (3,450 - 3,500 MHz / 3,550 - 3,600 MHz) e 10,5 GHz (10,182 - 10,294 MHz / 10,532 - 10,644 MHz) para aplicações PMP (Ponto-Multiponto). Como resultado do leilão, foram outorgadas à Embratel, 10,5 + 10,5 MHz, no total de 21 MHz, em todo território nacional, além de 7+7 MHz adicionais para a área de numeração SP1 (São Paulo) e 7+7 MHz adicionais para a área de numeração RJ1 (Rio de Janeiro). Portanto, a Embratel adquiriu 21 MHz para todas as localidades do território nacional e 35 MHz para São Paulo e Rio de Janeiro.

América Latina

A Telmex, operadora de telecomunicações líder na América Latina e que no Brasil controla a Embratel, oferece tecnologia de ponta para toda região latino-americana. Uma das últimas redes WiMax implementada pela empresa foi no Chile.
 
Nesse país, a Telmex é responsável pela primeira rede nacional sem fio WiMax que oferece acesso a 98% da população do Chile, o equivalente a 91% das comunidades desse país, incluindo a Ilha de Páscoa. A Telmex é a primeira operadora, em nível mundial, a cobrir praticamente todo o país com esta inovadora tecnologia.

Em janeiro de 2007, a Telmex recebeu a autorização que lhe permitiu investir no desenvolvimento da infra-estrutura necessária para o fornecimento da tecnologia WiMax para o Chile. Três meses depois, em março, a Telmex começou a comercializar internet banda larga e telefonia utilizando esta tecnologia sem fio. Hoje, a tecnologia WiMax da Telmex está operando de Arica a Punta Arenas, incluindo a Ilha de Páscoa.

"Nossa experiência no Brasil tem como base todo esse conhecimento de telecomunicações da Telmex", complementa Formoso.

Sobre a Embratel
A Embratel é uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil. Oferece modernas soluções de telecomunicações a todo mercado brasileiro com serviços de telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo e Internet, além de assegurar atendimento em qualquer ponto do território nacional. Sua rede de telecomunicações é a maior do Brasil, incluindo fibras ópticas, cabos submarinos e satélites. Há 43 anos, a Embratel faz parte da história dos brasileiros, pois desde sua criação, sua missão sempre foi revolucionar as comunicações, ligando o País ao restante do mundo. Em 2007, a empresa faturou R$ 8,6 bilhões e investiu mais de R$ 1,2 bilhão.

Sobre a Telmex
A Telmex é a companhia líder em telecomunicações na América Latina, com operações no México, Argentina, Brasil, Ecuador, Colombia, Chile, Perú e Estados Unidos. Dispõe de uma plataforma tecnológica 100% digital que opera uma das redes de fibra óptica mais avançadas no mundo e que inclui conexões via cabo submarino com 39 países. Telmex e suas subsidiárias oferecem o mais completo portfólio de serviços avançados de telecomunicações, que incluem transmissão de voz, dados e vídeo, acesso à Internet e soluções integrais para todos os segmentos do mercado de telecomunicações; desde telefonia pública, rural e residencial, até o atendimento de clientes de pequenas e médias empresas, bem como grandes corporações nacionais e internacionais, graças à grande capacidade técnica e de cobertura que possuem suas redes de acesso e transporte, que lhe permitiram um constante nível de crescimento nos produtos e serviços que oferece ao mercado.




 

Embratel 2010 - Todos os direitos reservados Política de Privacidade