Posso Ajudar?

Soluções Embratel
Fatura On Line
Backbone IP/Internet
Agente Embratel
Eventos Corporativos
Casos de Sucesso
Caso

8/2003
Cobertura ampla e irrestrita

TV Globo utiliza RTV Digital Plus e Movsat Gan em suas transmissões

"O RTV Digital Plus é parte fundamental do nosso negócio." A frase, do gerente de Operações de Engenharia da TV Globo, Edson Siquara de Souza, resume a importância do serviço da Embratel para a empresa, que retransmite seus sinais para 113 afiliadas espalhadas em todo o país e para milhões de antenas parabólicas, de acordo com o engenheiro. "E o Movsat Gan veio revolucionar a cobertura jornalística, ao permitir a transmissão ao vivo de locais remotos, com agilidade", completa.

Cliente do RTV Digital Plus há cerca de oito anos, a TV Globo hoje pode ter seus sinais acessados por comunidades localizadas em qualquer ponto do Brasil, ressalta Siquara, para quem a relação com a Embratel, com o uso dos serviços de satélite da Empresa, é muito positiva: "Temos uma ótima cobertura, e os serviços atendem completamente às nossas necessidades."


Edson Siquara de Souza, TV Globo

Evolução

A contratação do Movsat Gan, nas palavras de Siquara, veio na esteira da evolução da própria cobertura jornalística registrada em todo o mundo. "Ficamos impressionados com a transmissão da CNN sobre um resgate de soldados americanos, feita ao vivo, com esse tipo de tecnologia. A partir daí fomos pesquisar e buscar a tecnologia para implantá-la", diz ele.

Para isso, foi desenvolvido internamente um software pela equipe da TV, e a Embratel entrou com a tecnologia Movsat Gan (Global Area Network) , segundo a qual a transmissão é feita via satélite, utilizando a plataforma satelital Inmarsat.

A primeira transmissão desse tipo foi feita, segundo Siquara, em 2001, durante a viagem de volta ao mundo, em um monomotor, do piloto Gérard Moss. "Mas foi na Guerra do Iraque, este ano, que sua utilização se intensificou. O uso de todas as redes de notícias mundialmente foi tão grande que levou o Inmarsat a expandir a cobertura de satélites na área do conflito para atender à demanda de tráfego que havia", conta ele. Valeu o esforço, na opinião do engenheiro. A cobertura da guerra, que pôde ser feita em tempo real, com entradas ao vivo em toda a programação, foi um sucesso.

Mobilidade

Parte do sucesso do uso dessa tecnologia está em sua mobilidade. Isto porque o Movsat Gan é estabelecido sobre um equipamento portátil, operado com baterias recarregáveis, semelhante a um laptop, que o repórter pode carregar facilmente para onde for.

"A grande evolução que houve nessa tecnologia é que podemos transmitir áudio e vídeo num canal de 64 kbps, já que temos a tecnologia de compressão de vídeo. Embora a qualidade da transmissão não seja a ideal, o que importa é que o telespectador vê que o repórter está ao vivo, falando de um fato que está acontecendo naquele momento, como ocorreu durante a guerra", enfatiza Siquara.

Contato:
Amaury Pinto da Silva
0 21 21 2121 9908
amaury@embratel.com.br